top of page

Como escolher meu primeiro amplificador?

Muitos estudantes e entusiastas de música se deparam com a primeira compra dos equipamentos e num mar de marcas e possibilidades, sempre acabam ficando confusos para fazer a escolha ideal.


O equipamento certo é aquele que cabe no seu bolso e resolve o seu problema.


Vamos juntos entrar nesse mundo dos amplificadores e possibilidades de compra!

ree


É importante ressaltar a importância do amplificador, além de 90% do timbre vir dele, não é legal para quem está estudando praticar sem ele, não é recomendado estudar guitarra com ela desligada, pois tem detalhes que só com um amplificador conseguiremos ouvir



ree


90% ou mais do som de guitarra vem do amplificador!





Acredito que o primeiro amplificador que a única coisa que importa é que saia som! Vou contar uma pequena história. Meu primeiro amplificador, meu pai me emprestou, tirou do seu toca discos e adaptou um cabo para plugar na guitarra. Sim, não era um amplificador de guitarra, era apenas um amplificador. Ele saía som, isso era suficiente para eu aprender a tocar e praticar. Usei este amplificador durante anos, pois um específicos de guitarra era muito caro na época. Então, vai por mim, o que importa num primeiro momento é sair som.


Compre um ampliador que caiba no seu bolso.

Considerando que nosso primeiro amplificador apenas precisa sair som, não significa que precisa sair ruídos. Um amplificador legal, ele sai som e um som limpo. Precisamos encontrar alguma marca que seja o um valor que estamos dispostos a pagar. As marcas nacionais (Borne, Meteoro, Staner, Onner etc) geralmente são melhor custo benefício, as importadas(Marshall, Laney, Fender, Black Star, etc) são um pouco mais caras, mas de fato tem qualidade melhor. Uma opção é a compra de marcas melhores comprando equipamentos usados, acho que essa opção é a melhor dos dois mundo, menor preço e mais qualidade. Mas vai exigir garimpar equipamentos em bom estado.


Para qual uso será essa amplificador?

Como esse é seu primeiro amplificador, acredito que será especificamente para estudo. Porém se temos a intenção de praticar com banda, fazer apresentações ou ainda gravações a escolha do amplificador deve ser mais detalhada.


  • Estudo: Em caso de estudo, amplificadores pequenos de 10 a 20 watts de potencia, levando em conta o som limpo, sem ruídos. São amplificadores pequenos, de fácil transporte, também chamamos de cubo de guitarra, por serem um quadradinho, fácil de guardar e levara para qualquer lugar.


  • Ensaio e apresentações: Um amplificador que tenha mais potência, de 50 a 120 watts. Aqui a qualidade dos amplificadores já são melhores, pois possuem falantes maiores e teremos um som mais encorpado.


  • Gravações: Aqui o que importa é a realmente o timbre, acabaremos indo para os importados valvulados (esse assunto de valvulado é para um outro post), amplificadores valvulados geralmente soam melhor que os trasistorados, porém são mais caros, mais pesados dificultando o transporte, e exigem um pouco mais de conhecimento para utiliza-los, com certeza não indico para ser nosso primeiro amplificador.


Espero ter ajudado você a fazer uma boa escolha no seu primeiro amplificador, não deixe de ir nas lojas e testa-los, sentir o som dele, se está limpo ou com ruídos. Até a próxima!



Autor Felipe Ritzel


 
 
 

Comentários


bottom of page