top of page

Cuidados com o Violão

Ter um violão pode requerer um pouco mais de atenção do que você imaginava!


Para manter seu violão funcionando bem é importante entender como cuida-lo e guarda-lo da forma correta para garantir a vida útil do seu instrumento.


Existem alguns cuidados báscios que vão fazer toda a diferença para que você tenha seu instrumento em boas condições por anos. É importante ressaltar e entender como o violão é construido, ter essa nosção vai nos fazer compreender como podemos manter nosso violão de maneira que ele se mantenha novo.

ree

Antes de mais nada, vamos lembrar que nosso violão é feito de madeira e de cola. Não existem ferragens, parafusos como na guitarra. No violão temos camadas de madeiras e colagens. Levando isso em considerção vamos ao nosso primiro item, temperatura.


Com as variações climáticas seu violão já deve desafinar de maneira natural, quando esquenta e quando esfria, a madeira expande ou contrai, fazendo assim as cordas se mexerem e causando a desafinação. Levando isso em consideração é importante entender que o calor excessivo pode prejudicar demais seu violão, fazendo o braço empenar, descolagens também podem acontecer pelo derretimento da cola, etc. Aqui a qualidade da contrução do violão é relevante, dependendo da qualidade e da forma que seu violão foi construido, deve influenciar na durabilidade e resistência. Um erro comum é deixar o violão no carro, estacionado no sol. Isso pode fazer seu violão empenar, descolar, ou seja pode haver danos irreparáveis.


De toda forma, é importante lembrar que o violão é um instrumento sensível, na parte do corpo ele é oco, na estrutura do corpo não temos uma espessura muito grande de madeira, qualquer queda pode abrir um buraco. É importante ter cuidado no transporte para não ficar batendo seu violão, isso pode gerar rachaduras internas que em algum momento podem gerar uma maior, vindo a romper ou quebrar parte do violão. Outro item importante é sobre guardá-lo. Não deixe-o num bag ou case, pois isso evitará mofos, mantenha ele arejado em um lugar que não seja muito úmido nem muito calor. De preferência em algum suporte para instrumento, para evitar que o braço empene.


Sobre limpeza, produtos de hidratação de madeira são bem vindos tanto para a parte do braço como no corpo. De tempos em tempos é importante limpa-lo para tirar a gordura, acidez e sujeiras que acumulam das nossas mãos sob o instrumento, das horas de prática.


Resumo dos cuidados

  • Mantenha seu violão em lugares em temperatura habiente e arejado.

  • Guarde seu instrumento em um suporte específico para ele.

  • Tome cuidado no transporte, evite quedas e batidas.

  • Mantenha seu violão limpo.

Seguindo esses cuidados básicos, seu violão terá uma vida longa e te acomopanhará por toda vida.

Comentários


bottom of page