top of page

Dicas para ter o melhor desempenho na guitarra.

Hoje revelaremos algumas dicas poderosas e fundamentais para seu desenvolvimento no instrumento, confira abaixo!


Muita pessoas passam anos tentando chegar nos seus objetivos musicais, mas infelizmente a maioria não consegue êxito nesse tarefa. Neste post temos a intenção de revelar como se faz um verdadeiro treino de guitarra.




Primeiro passo é reconhecer que a maneira que você vem estudando, não tem sido eficaz, por talvez falta de tempo, de dedicação ou até de passar horas com o instrumento na mão porém treinos ineficazes. Agora que você está consciente que precisa mudar o seu jeito de estudar, vamos as dicas de ouro, como costuma chamar. Por que sem elas, não adianta ter uma guitarra boa ou um bom professor, nada disso fará diferença se você não souber estudar da maneira correta.


Estudar da maneira correta faz você chegar nos seus objetivos em pouco tempo!


Dica n.º 1 - Constância


É melhor treinar todo dia pouco tempo , do que apenas no final de semana por horas.

Um exemplo válido seria: vamos supor que está desenvolvendo a técnica de sweep piking. Treinando todo dia 30 min, ao decorrer da semana, provavelmente você teve uma evolução considerável, colhendo resultados melhores do que, de ter treinado 4 horas no sábado.

Poucos minutos todos os dias , principalmente para quem está num nível inicial ou intermediário, faz uma grande diferença na evolução.


Dica n.º 2 - Saiba o que estudar


Organize seu treino: Se você tem 30 minutos diários, para isso, aproveite o melhor possível. A pergunta a se fazer é, o que te levará para o próximo passo, ficar tocando as músicas que você já sabe ou aquele trecho do solo que ainda não está saindo? Foque na sua dificuldade, até que ela vire sua facilidade. Depois de repetir muito um movimento, acabamos em algum momento, fazendo ele sem pensar, no automático. Nesse momento você terá dominado aquela técnica, ou parte da música que está estudando.

Estude com consciência, saiba o que você está fazendo, para que está fazendo e onde quer chegar.

Dica n.º 3 - Utilize ferramentas de apoio


A primeira ferramenta e mais importante é o metrônomo, como diz a frase "algo que não pode ser medido, não pode ser melhorado" é verdadeira. Através do metrônomo, teremos como medir nossa evolução. Comece tocando em BPMs(batidas por minuto) baixos e vá aumentando progressivamente até o BPM original da música ou do seu objetivo.

Softweres como guitar pro, servem de guia, e nos ajudam e nos preparam para tocar as músicas ou exercícios de maneira correta, no tempo, na tonalidade, etc... Em alguns casos específicos podemos utilizar até o cronometro, para medir nossa resistência. Tocar um instrumento também requer resistência, se for ficar em pé durante um show, você precisa aguentar seu instrumento pendurado em você. Também a resistência muscular nos dedos, aguentar tocar todo o repertório proposto. O cronometro é um bom aliado nesse tipo de treino.


Dica n.º 4 - Prática sem pausas


Em um exercício de escala padrão, subindo e descendo, ou uma progressão de acordes, sempre treine de maneira ininterrupta, não faça pausas, apenas para descanso, mas no treino em si, não pare. Isso, além de te dar um resultado maior e mais eficaz em pouco tempo, já é uma simulação que te prepara para um erro futuro em uma apresentação, saiba errar e continuar, seguindo o tempo do metrônomo. Esse tipo de treino te dará agilidade no instrumento além de confiança.


Dica n.º 5 - Postura


Para finalizar, a dica da postura. Sempre treine com consciência, saiba executar a postura correta, da mão direita e esquerda. Caso você não saiba peça ajuda do seu professor. Estudar repetidamente com uma postura errada, cria manias, que serão difíceis de eliminar no futuro,e elas serão seu impeditivo de evolução no instrumento.


Colocando em prática essas 5 dicas, em pouco tempo você chegará nos seus objetivos!


Costumo chamar essas dicas, de dicas de ouro, pois são a base de tudo, se falharmos aqui, não há milagre que ajude na evolução. A partir de agora, sempre lembre dessas dicas, as dicas de ouro e bons estudos!


13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page